Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ServiçoBrasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)lança amanhã (1), em Brasília, o Programa deInternacionalização, que objetiva dar mais agilidade eintegração às ações de comércioexterior para as pequenas empresas desenvolvidas por órgãoscomo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria eComércio Exterior, a Agência Brasileira de Promoçãode Exportações (Apex-Brasil), a AgênciaBrasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Câmara deComércio Exterior (Camex). O Sebrae vai oferecercursos e consultorias para que as empresas se fortaleçam nomercado interno, de forma a se prepararem para a concorrênciacom as empresas estrangeiras que chegam ao país. A meta do Sebrae écapacitar nos próximos dois anos 4 mil empresas em todo opaís, nos cerca de 800 postos de atendimento. O trabalho vai começarinicialmente com 3 mil empresas já identificadas, em conjuntocom a Apex-Brasil. O foco será os segmentos que desde 2003fizeram alguma exportação."Sãoempresas ou arranjos produtivos que já têm algumaexperiência no mercado externo, mas que não deramcontinuidade ao processo. As outras mil serão alcançadaspor meio de divulgação e de publicidade do programa,por demanda espontânea e através do atendimentorealizado em mais de 800 pontos do Sebrae", explicou a gerentedo Sebrae Raissa Rossiter. Existem hoje no paíscerca de 11.800 micro e pequenas empresas exportadoras, númeroque até 2010, segundo o órgão, deveráchegar a 13 mil. A gestora do Programade Internacionalização, Louise Machado, destacou que háuma diferença entre o conceito de exportar e o deinternacionalizar. “Uma empresa queexporta pode não ter capacidade suficiente para se manternesse mercado por fatores como a baixa capacidade de produção,a qualidade ou a promoção, mas se passar por umprocesso de internacionalização adquire condiçõespara entrar e permanecer no mercado exterior", disse.