Minc nega mudanças em norma que prevê redução na poluição provocada por veículos

10/09/2008 - 20h20

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou hoje (10) apossibilidade de mudança em uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente(Conama) que prevê a redução do nível de enxofre presente no diesel vendido no país apartir de janeiro do ano que vem. Apesar dos pedidos das montadoras, o ministroafirmou que o prazo para a adaptação de veículos nacionais ao novo combustível,menos poluente, não será ampliado.De acordo com o cronograma estabelecido no Programa deControle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) em 2002, ônibuse caminhões de grandes cidades devem rodar com diesel cuja concentração deenxofre é de 50 ppm (partes por milhão) já em 2009. No interior, a concentraçãodeverá ser de 500 ppm.Atualmente, o diesel vendido em regiões metropolitanas dopaís tem uma concentração de 500 ppm. Já o diesel comercializado em cidades dointerior tem 2.000 ppm de enxofre.Segundo o médico Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratóriode Poluição da Universidade de São Paulo (USP), o diesel com maisenxofre é mais poluente. O combustível emite mais “material particulado”,prejudicial à saúde, e ainda não permite que filtros sejam instalados nos veículos.“A queima do enxofre gera material ácido, que corrói ofiltro”, explicou Saldiva. “Com menos enxofre, é possível instalar o filtro e aquantidade de material particulado emitido pelos veículos também cai.”O médico disse também que pesquisas realizadas seguindocritérios elaborados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que entre12% e 14% das mortes naturais ocorridas diariamente em São Paulo foram causadaspela poluição - cerca de 9% do total. O estudo aponta que, do total de mortes por poluição, quatro ou cinco são causadas pela queima do diesel. “Com o novo diesel, de duas atrês mortes por dia poderão ser evitadas.”Em entrevista coletiva concedida após participar da reuniãodo Conama, Minc disse ainda que propôs ao órgão a criação de umaoutra fase do Proconve. Nela, ficaria fixado que, a partir de 2012, onível de enxofre do diesel chegue a 10 ppm.A Associação Nacional dos Fabricantes de VeículosAutomotores (Anfavea) foi procurada para comentar as declarações doministro. A entidade, que já havia afirmado que será difícil a adaptação dos veículospara 2009, não respondeu até a publicação da reportagem.O diretor de Soluções da Petrobras, Frederico Kramer, disseque a empresa terá condições de distribuir o diesel 50 ppm na data estabelecidana resolução.A Petrobras, assim como as montadoras, foi citada em uma ação civil pública proposta pela Procuradoria da República em São Paulo que busca garantir que a norma do Conama seja cumprida. A procuradora Ana Cristina Bandeira Lins, responsável pelo processo, também não foi encontrada para comentar o assunto.