Real forte faz empresa que concorre com produto importado perder mercado, diz CNI

27/08/2008 - 13h47

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Duas em cada três empresas industriais queconcorrem com produtos importados perderam participaçãono mercado doméstico por causa da valorização doreal. A constatação é do do boletim SondagemEspecial, divulgado hoje (27) pela ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI). Pelo mesmo motivo, diz o boletim,metade das empresas exportadoras deixou de vender no exterior ouperdeu participação no mercado internacional nosúltimos 12 meses. Segundo a CNI, o resultado da sobrevalorizaçãodo real atinge a competitividade tanto em relação aotamanho da empresa quanto em termos setoriais. Com o dólarmais fraco, aumenta o estímulo à compra dematérias-primas importadas. As empresas de pequeno porte sãoas mais prejudicadas, pois estão menos preparadas para aconcorrência, mesmo participando menos da disputa com osprodutos importados. Entre os setores que mais perderam participaçãono mercado interno, a CNI destaca têxteis; calçados;vestuário e equipamentos hospitalares e de precisão.Nesses setores, 75% das empresas perderam participaçãono mercado doméstico.

A estratégia foi procuraraumentar a competitividade no mercado interno, reduzindo custos eaumentando o ganho de produtividade e, de acordo com a CNI, esse éo foco de 90% das companhias. No caso das pequenas e de médioporte, uma saída foi reduzir preços e diminuir a margemde lucro.

A pesquisa da CNI sobre os efeitosdo câmbio nas empresas brasileiras contou com a participaçãode 1.564 empresas industriais: 885 pequenas, 458 médias e e221 grandes empresas. Segundo a confederação, o períodode coleta de informações foi de 26 de julho a 6 deagosto de 2008.