UnB inaugura terça-feira obras de ampliação do Observatório Sismológico

02/08/2008 - 10h13

Da Agência Brasil

Brasília - O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) inaugura na próxima terça-feira (5) novas instalações em sua sede no campus do Plano Piloto, na área central da capital federal. O prédio onde os alunos assistem às aulas e onde são realizadas atividades de pesquisas e de monitoramento de terremotos ganhou mais 800 metros quadrados de área construída, com novas salas, garagem e uma oficina para conserto de sismógrafos. A obra custou cerca de R$ 1 milhão e foi custeada com recursos oriundos de serviços prestados a empresas energéticas.

De acordo com a UnB, será instalado também um elevador. A aquisição do equipamento ainda está em fase de licitação. O projeto feito pelo Centro de Planejamento (Ceplan) prevê ainda a construção de um hall, onde será instalada uma maquete de placas tectônicas e um globo terrestre de 1,2 metro.

A inauguração do espaço deve contar com a presença do reitor pro tempore, Roberto Aguiar, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo Ceplan e a construção durou um ano e três meses. Os projetos de engenharia, que inclui estruturas, fundações e instalações elétricas, foram desenvolvidos pelo Laboratório de Projetos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.