Ana Luiza Zenker
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os númerosdivulgados hoje (28) pelo Banco Central (BC) sobre gastos de turistasestrangeiros no Brasil mostram que as ações doMinistério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro deTurismo (Embratur), tem dado os resultados esperados. A afirmaçãoé da presidente da Embratur, Jeanine Pires. SegundoJeanine, os dados do Banco Central mostram claramente que os turistasque vêm ao Brasil ficam mais tempo e, portanto, gastam maisdinheiro. “Para nós, o aumento de 19% [no acumulado dosúltimo seis meses] em relação a junho do anopassado é bastante significativo no que diz respeito àquilo que o turismo pode contribuir para o desenvolvimento do país”,afirmou, em entrevista à Agência Brasil.Apesarde continuar havendo saldonegativo entre os valores gastos por turistas brasileiros noexterior e os de turistas estrangeiros no Brasil, o mês dejunho deste ano registrou a entrada de US$ 426 milhões nosetor, um crescimento de 24,91% em relação aos US$ 341milhões do mesmo mês de 2007, e foi o melhor junho desde1969.No valor acumulado no primeiro semestre de 2008, foramalcançados US$ 2,899 bilhões de gastos de estrangeiros,volume que é 19,02% superior ao o montante recebido no mesmoperíodo do ano passado, que foi de US$ 2,436 bilhões. Ovalor deste semestre já é maior do que o registrado emtodo o ano de 2003.Jeanine Pires acredita que as açõesde publicidade em diversos países e o relacionamento comagências de viagens e operadoras de turismo têm dado bonsresultados para o desenvolvimento do setor. De acordo com Jeanine,atualmente a América Latina é prioridade para aEmbratur, especialmente Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai.Ela destacou que também tem sido feito um trabalho forte naEuropa e nos Estados Unidos, “onde estão os principaismercados emissores e onde estão os turistas que ficam maistempo”.Segundo a presidente da Embratur, a principalcontribuição que o setor de turismo pode dar àbalança comercial é continuar batendo os recordes degastos de estrangeiros no país. “Fortalecemos aí abalança comercial – turismo é o primeiro item dapauta de serviços, é o quarto item da pauta geral – enós pretendemos continuar todo o trabalho de marketinge promoção do Brasil no exterior, fazendo com que osvisitantes fiquem mais tempo, conheçam o Brasil e deixem maisriquezas.”Para o resultado final deste ano, no valor quefor acumulado até dezembro, Jeanine disse que a expectativa éde um crescimento de cerca de 15% em relação a 2007.