Aumento da massa salarial é uma das vitórias do trabalhador, diz Carlos Lupi

01/05/2008 - 16h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse hoje (1°) que os trabalhadores têm muitas vitórias a comemorar no Dia do Trabalho, entre elas o ganho real da massa salarial. “Para você ter uma idéia, só no salário mínimo, por causa de lei de autoria do governo, o trabalhador teve, nos últimos cinco anos, um aumento real acima de 30%”, afirmou.

Lupi apresenta. nesta tarde, a nova carteira de trabalho, no Rio deJaneiro, na Quinta da Boa Vista, em festa promovida pelos governos do estado e do município, com apoio doMinistério do Trabalho.

O ministro disse que, em 90% das categorias de trabalho, os empregados também estão tendo aumento real nos acordos coletivos.  “É claro que nunca é aquilo que o trabalhador merece. Mas nós estamos avançando nas suas conquistas. O salário mínimo hoje é R$ 415, o que equivale a cerca de US$ 250. Ou seja, é o maior dos últimos 30 anos. Então, nós estamos avançando. Queremos que o trabalhador se organize nas suas instituições sindicais, para que ele conquiste cada vez mais direitos e melhores condições de trabalho. E melhores salários”.

Ele destacou o fato de o processo de pedido e confecção da nova carteira ser totalmente informatizado. “Todos os trabalhadores que forem tirar a carteira pela primeira vez - e nessa primeira etapa nós estamos entregando essa carteira  para quem for, pela primeira vez, tirá-la -  vai  estar com uma carteira com código de barras  e um cartão que ele receberá em casa, com uma tarja magnética”, explicou.

Segundo Lupi, os dois instrumentos (a carteira e o cartão) permitirão ao trabalhador acessar, em qualquer agência bancária da Caixa Econômica, informações sobre sua  vida de trabalho. “Desde o saldo do Fundo de Garantia, abono salarial, seguro-desemprego, tempo de contribuição para a Previdência. Ou seja, essa nova carteira vai dar ao trabalhador  mais facilidade para que ele tenha informação sobre toda a sua vida de trabalho”, destacou.

A nova ferramenta permitirá também ao Ministério do Trabalho, ao Ministério da Previdência e a outros órgãos federais, acompanhar a vida do trabalhador, aperfeiçoando o combate a fraudes que prejudiquem os direitos dos trabalhadores. Lupi disse que a carteira de trabalho informatizada, dependendo da infra-estrutura da unidade onde o trabalhador cadastrar seus dados, será entregue imediatamente. Já o cartão será entregue na casa do trabalhador.