Empresa que herdou dívidas da Varig fará amanhã seu primeiro vôo comercial

11/04/2008 - 20h03

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A mais nova empresa aérea brasileira, Flex Linhas Aéreas, realizará neste sábado (12) o seu primeiro vôo comercial, a partir de Salvador. A Flex é resultado da união das empresas em recuperação judicial do antigo grupo Varig: Viação Aérea Rio-Grandense, Rio Sul Linhas Aéreas e Nordeste Linhas Aéreas. Segundo a assessoria de imprensa, o vôo levará 132 passageiros da capital baiana até Lençóis, na Chapada Diamantina, para participarem do Brazil National Tourism Mart (BNTM), considerado a maior bolsa de negócios do país em turismo  receptivo. A Flex é contratada para o evento pela  Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) e o retorno a Salvador está previsto para a tarde de domingo (13).

O processo de recuperação judicial da extinta Varig completará dois anos em julho, mas só deverá ser considerado concluído pelo juiz da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, quando o último credor for pago. Em julho terminarão as proteções jurídicas que a legislação garante a qualquer empresa em recuperação.

No dia 17 deste mês, os principais credores do extinto grupo Varig deverão realizar assembléia geral e nomear um novo conselho de administração para as empresas em recuperação. O objetivo seria manter a Fundação Ruben Berta afastada do controle. A medida foi tomada em dezembro de 2005 por determinação da Justiça.

Durante a assembléia, deverá ser submetido à aprovação dos credores o nome de Aurélio Penelas como novo gestor judicial das empresas em recuperação, em substituição a Miguel Dau, que anunciou sua saída em março.