Itamaraty não descarta reunião na Colômbia para aprofundar debate sobre a Unasul

13/03/2008 - 19h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores informou hoje (13) à Agência Brasil que não está descartada a realização de uma cúpula dos presidentes de países da América do Sul no final deste mês, em Cartagena das Índias, na Colômbia. O objetivo seria o aprofundamento do processo de construção da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A data ainda não está confirmada, mas existe a possibilidade de o encontro ocorrer ainda em março, reiterou a assessoria, ao negar que os recentes acontecimentos políticos tenham interferido na criação da Unasul.

Hoje (13), delegados dos governos sul-americanos participaram de reunião técnica de trabalho sobre o tema, fechada à imprensa. O encontro não foi conclusivo, segundo a assessoria do ministério.

Já  na reunião de chefes de Estado e de Governo da região, em Cartagena, poderiam ser definidas questões relativas ao processo de integração ou de coordenação política do continente. Os dirigentes deverão buscar a harmonização política, discutindo temas de interesse comum.

O Ministério das Relações Exteriores esclareceu que a Unasul não deve ser confundida com o Mercosul. Enquanto a primeira é um órgão de coordenação política, o segundo é uma união aduaneira e o primeiro bloco bem-sucedido de integração regional: embora ainda não seja uma integração similar à União Européia, já é uma união de coordenação econômica e comercial, com deliberação política ainda reduzida.  A Unasul, ao contrário, seria uma agremiação para deliberar questões políticas de interesse do continente, sem viés econômico e comercial. Ela poderá promover a integração nessas áreas, mas sempre por meio de acordo político, enfatizou a assessoria do ministério.