Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) montou estandes para orientar sobre os direitos dos usuários de transporte aéreo em quatro aeroportos: Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Até sábado (15), dentro das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, os passageiros receberão três tipos de folhetos, com informações sobre transporte de bagagem, identificação pessoal e cancelamento e atraso de vôos.No Aeroporto de Congonhas, o biólogo Daniel Cadilhe lembrou a dificuldade de conseguir informações com as empresas aéreas: "Na minha profissão, por exemplo, em que muitas vezes precisamos transportar material refrigerado permitido pela legislação internacional, chegamos a passar horas ao telefone ou tentando atendimento on line para conseguir a informação correta sobre o transporte."E sugeriu que os estandes "deveriam ser permanentes e não apenas em período de comemoração, porque o consumidor precisa conhecer os seus direitos".O engenheiro mecânico Edson Tadeu Trevizan e a professora aposentada Silvia Quedes concordaram sobre a importância da iniciativa. Ela destacou que "a maioria dos passageiros está desinformada em relação aos direitos e com os estandes, mesmo sendo um serviço temporário, ficou mais fácil". E a estudante Milena Valin disse a Anac deveria prestar esse tipo de serviço sempre: "Faltava colocar em prática. É ótimo, tem que acontecer alguma coisa."