Sabrina Craide*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Osamericanos de 24 estados já começaram a ir àsurnas para escolher quem irá disputar as eleiçõespresidenciais dos Estados Unidos, em novembro. Os primeiros locaisque abriram as portas para a votação na manhãde hoje se localizam nos estados de Nova York e Nova Jersey.
Como a lei norte-americana não proíbe a propaganda eleitoral durante as votações, as campanhas continuam a ser veiculadas nesta “superterça”,o que poderá transformar alguns candidatos em favoritos elevar outros a decidir abandonar a corrida. Eles percorrem os estados buscando votos dosindecisos e também de quem não está acostumado aparticipar das primárias.
Osamericanos filiados ao Partido Democrata que vivem no exterior também já começaram a votar nas primárias da“superterça”. Os votos começaram a ser dados àmeia-noite de hoje (5) na Indonésia. Os eleitores formaramfilas em hotéis e cafeterias, onde pela primeira vezna história votaram pela internet.
Em umasemana, os americanos que vivem em pelo menos 30 paísesasiáticos vão definir o seu candidato favorito para aseleições presidenciais de novembro. Cerca de6 milhões de americanos que vivem no exterior podem votar naseleições dos Estados Unidos.
Os republicanos que moram no exterior não podem votar pelainternet. Por isso, o Partido Republicano se organiza para aumentar onúmero de eleitores que vivem em outros países e viajam aosEstados Unidos para votar. Pelopartido Democrata, disputam as prévias a senadora HillaryClinton e Barack Obama. Entre os republicanos estão o senadordo Arizona John MacCain e o ex-governador de Massachusetts MittRomney.