Turismo marítimo deve injetar US$ 125 milhões até abril na economia fluminense

03/02/2008 - 15h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Até o final da temporada  de cruzeiros marítimos, que termina em abril, cerca de 445 mil turistas deverão passar pelo porto do Rio de Janeiro. Hoje (3), somente para participar do carnaval carioca, desembarcaram no Píer Mauá 21 mil pessoas. A temporada foi  aberta oficialmente em outubro do ano passado. O gerente de Operações do Píer Mauá, Pedro Guimarães, informou Agência Brasil que serão, ao todo, 152 escalas divididas por 38  navios diferentes. Segundo ele, esse fluxo de turistas representa para a economia fluminense uma injeção de cerca de US$ 125 milhões durante o período de temporada, somente por causa dos cruzeiros  marítimos.

A atividade cresce, disse Guimarães informou. Nessa temporada, a estimativa é de crescimento de cerca de 40% na movimentação de embarcações no Rio de Janeiro, em comparação com a temporada passada. Na movimentação de passageiros, o aumento esperado é de 26%.

“E ainda tem muito para crescer, porque são novos navios e de maior porte, cada vez mais aceitos pelo mercado internacional. No Brasil não podia ser diferente, significando um retorno muito grande para a economia”, afirmou Guimarães. Para ele, os investimentos feitos na revitalização do porto do Rio pelos governos municipal, estadual e federal contribuirão para alavancar ainda mais esse turismo receptivo. Só para a atual temporada, foram investidos R$ 6 milhões na melhoria da infra-estrutura e recuperação do primeiro armazém  incorporado ao projeto de revitalização do porto. “E essa integração não só é significativa dentro do porto, mas também na relação externa com a cidade, com o município e o estado. A parceria é a chave do sucesso para que essa operação  possa crescer e  atender à demanda de crescimento que vem se demonstrando ano a ano”, afirmou Guimarães.

Outros R$ 30 milhões estão sendo investidos na construção da nova estação de passageiros, projetada para atender o aumento da demanda prevista de 800 mil turistas marítimos no Rio de Janeiro em 2009/2010. O maior número de visitantes internacionais é dos Estados Unidos. Em seguida, vêm a França, o Canadá, a Itália, o Japão e a Alemanha.

Pedro Guimarães disse que também no Brasil o mercado vem se ampliando de forma consistente. “E a repercussão é muito grande não só no Rio de Janeiro, mas em todos os estados, porque virou um tipo de lazer bastante agregador e com uma gama de consumo externo variada, que são as belezas naturais  e todos os serviços que as cidades têm a oferecer”, concluiu.