Lobão não terá problemas porque corpo técnico do setor elétrico é de alto nível, diz especialista

22/01/2008 - 13h32

Cilene Figueredo
Da Agência Brasil
Brasília - O novoministro de Minas e Energia, Edison Lobão, assume a casa semproblemas. A afirmação foi feita hoje (22) pelo coordenador do Grupode Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio deJaneiro (UFRJ), Nivalde de Castro.

Em entrevista ao programa Notícias daManhã, da Rádio Nacional, Castro disse que osetor elétrico brasileiro tem corpo técnico dealtíssimo nível e que, com o serviço prestado poresses especialistas, o ministro não enfrentará tantosproblemas.

“Oministro que entra num ministério como esse, eu acho que ele nãoenfrenta problema nenhum, porque toda a assessoria, toda a dinâmicado setor é dado por essa equipe técnica”, afirmou.

Segundo o professor, o crescimento econômico do Brasil sóapresentará "susto" para o setor energético se ocorrer diminuição das chuvas em 2009.

Para ele, o ministro Edison Lobão deve trabalhar com os diversos tipos degeradores de energia no Brasil, como hidrelétricas,termoelétricas e usina nucleares, para impedir que o quadroenergético fique comprometido nos tempos de seca.