Juizados de aeroportos do Rio atenderam cerca de 1,7 mil passageiros no ano passado

08/01/2008 - 17h12

Raphael Ferreira
Da Agência Brasil
Brasília - Os Juizados Especiais Cíveis de Conciliação, localizados nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, atenderam a cerca de 1,7 mil passageiros no ano passado. Do total de reclamantes, apenas 298 conseguiram chegar a um acordo com as companhias aéreas sem precisar dar início a uma ação judicial, representando apenas 17,6% do total de atendimentos. Os Juizados Especiais dos aeroportos, inaugurados em outubro de 2007, atendem a problemas como atrasos de vôos, cancelamentos, furto de bagagem e overbooking (venda de passagens maior que o número total de assentos disponíveis no avião). A primeira conciliação dos juizados cariocas aconteceu entre a funcionária pública Suzana Maria Miranda Palma e a companhia aérea BRA. O vôo de Suzana Maria, que iria do Rio de Janeiro para Brasília, atrasou cerca de seis horas. Ela conseguiu remarcar seu embarque em outro avião da empresa, por meio da orientação do juizado.