Geração de energia por térmicas aumenta consumo de gás natural, revela associação

08/01/2008 - 19h41

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A entrada em operação das usinas térmicas foi a responsável pelo aumento do consumo nacional de gás natural que atingiu no país, em novembro do ano passado, a marca de 46,2 milhões de metros cúbicos/dia. Os dados foram divulgados hoje (8) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

A expansão do consumo de gás natural foi liderada pela região Sudeste, que respondeu por 32,3 milhões de metros cúbicos diários naquele mês, representando 70% da média nacional.

Destaque para o setor industrial, que consumiu em novembro, nessa região, 18,4 milhões de metros cúbicos de gás/dia. O menor consumo foi identificado na região Centro-Oeste, de 1,45 milhão de metros cúbicos diários de gás natural.

Os dados da Abegás revelam que, em comparação ao mês anterior (outubro), houve ampliação do consumo de gás natural de 3,47% no Brasil.

O crescimento foi puxado pelo setor de geração elétrica que ampliou o consumo em 25,05%. Na comparação de novembro de 2007 com o mesmo mês do ano anterior, o incremento observado foi de 12,32% no consumo de gás natural, também motivado pelo despacho térmico. A geração elétrica  mostrou crescimento de 51,66% no período.