Agência Brasil
Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, realizará de 19 a 21 deste mês em Salvador o 2º Encontro Nacional de Coordenadores Estaduais de Defesa Civil. O objetivo é discutir o enfrentamento de situações de desastres e as possibilidades de ações preventivas, além das ações de reconstrução e a participação comunitária para minimizar os desastres.
No primeiro dia do encontro, o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, vai apresentar o Sistema Operativo de Defesa Civil (Sodc), programa de monitoramento de riscos e desastres lançado no último dia 12.
Desenvolvido desde dezembro de 2003 pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) a um custo de R$ 1,5 milhão, os primeiros kitsdo Sodc foram distribuídos para as 27 capitais brasileiras, 33municípios de porte médio e algumas universidades. O Distrito Federal é pioneiro no uso dosistema em todas as cidades satélites.