Campanha da Previdência esclarece segurados sobre auxílio-doença

15/09/2007 - 11h37

André Souza
De A Voz do Brasil
Brasília - Entre os pedidos de atendimento feitos por segurados do InstitutoNacional do Seguro Social (INSS), 60% referem-se ao auxílio-doença,benefício pago a quem está incapacitado para o trabalhopor motivo de doença por mais de 15 dias consecutivos. Parte dos pedidos é rejeitada por não se encaixar noperfil do benefício. Segundo dados do Ministério daPrevidência Social, das 436 mil perícias médicasfeitas em agosto deste ano, 97 mil não tiveram obenefício concedido. Por isso o ministério lançou, ontem (14) à noite, uma campanha para explicar quem tem direito  ao auxílio-doença e o quese deve fazer na hora de solicitá-lo. A campanha já começa a serveiculada na televisão e, a partir de segunda-feira (17), no rádio, com duração de duas semanas.Parater acesso ao benefício, o segurado deve ir a umaagência de Previdência Social. Além da condiçãode segurado, não basta estar doente: é necessárioque esteja incapacitado para o trabalho.O ministro da PrevidênciaSocial, Luiz Marinho, diz que a campanha também vai esclarecera função do perito médico do INSS. “O papel doperito é exclusivamente de, respeitando a lei, analisar aincapacidade para o trabalho para poder conceder ou nãoo benefício. Se o segurado tiver o pedidoindeferido, ele tem os procedimentos para entrar com recurso. Operito vai trabalhar conforme determinação da lei. Então, não adianta fazer uma agressão ao perito,que isso não resolve a questão”.Alémda campanha, o ministério estáimplementando outras medidas. Portais detectores de metais e detectoresmanuais vão ser instalados até o início dedezembro em todas as agências da Previdência paraevitar ameaças aos médicos peritos. Inicialmente, apenas as agênciasdas regiões metropolitanas devem receber os equipamentos. A medida foiadotada depois do assassinato, por um desempregado, do perito José Rodrigues de Sousa, da agência de Patrocínio (MG).O tempo para conseguir a liberaçãodo benefício será reduzido. A idéia éque os segurados recebam em até 45 dias uma resposta sobre setem ou não direito aos benefícios previdenciários.Quemquiser tirar dúvidas sobre os pedidos de auxílio-doençaou ter outros esclarecimentos sobre os benefícios da PrevidênciaSocial pode telefonar para o número 135. A ligação égratuita.