Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A população de 19 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, que fazem divisa com a Paraíbae o Ceará, será imunizada a partir deste sábado (11) contra rubéola.
A medida foi tomada, em caráter emergencial, pela Secretaria estadual deSaúde, por causa da constatação de um surto da doença, causada por vírus, em oito estados brasileiros.
Em Pernambuco apenas um caso de rubéola foiconfirmado este ano - em um homem de 22 anos, residente na capital. A doença parecia estarcontrolada no estado já que, em 2006, não houve notificações.
Os municípios-alvo da campanha, incluindo Goiana, Bom Jardim e Toritama,vão contar com 306 mil doses da vacina dupla viral, que também protege contra osarampo. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 150 mil pessoas,principalmente mulheres de 12 a 49 anos e homens 12 a 39 anos, que não tenhamrecebido a vacina contra a doença.
O secretário executivo de Gestãoe Vigilância em Saúde de Pernambuco, Cláudio Duarte, atribui o surto, que vemocorrendo em diversas cidades brasileiras, a um descuido dos pais. “A vacinação contra a doença faz parte do calendário básico de imunização e éoferecida a partir de um ano de vida, quando a criança é imunizada contrarubéola, caxumba e sarampo, precisando tomar o reforço somente aos quatro anos.Os casos de agora são registrados em pessoas adultas, que provavelmente nãotiveram acesso a essas doses na infância. Por isso, estamos realizando essacampanha”, declarou.
A vacina estará disponível em 233 postos de saúde até 14 de setembro. Arubéola tem como principais sintomas febre, aumento dos gânglios linfáticos nopescoço e manchas avermelhadas na pele, representando risco para as gestantes, quepodem abortar ou ter bebês com retardo mental,cegueira, surdez, além de doenças cardíacas.