Daniely Santos
Da Agência Brasil
Brasília - O DOCTV desta semana apresentará o documentário Sasha Siemel – o caçadorde onças, do cineasta e jornalista mato-grossense CândidoAlberto da Fonseca. O vídeo, que será exibido às 23 horas de hoje (5) nas emissoras da rede pública de televisão, mostra a história do caçador quetransformou a caçada em entretenimento.
Aos16 anos de idade, Sasha Siemel saiu da Letônia em buscade aventura. Passou pela Alemanha, Estados Unidos, mas foi em MatoGrosso, na década de 1950, que encontrou o que procurava.
SashaSiemel aprendeu a caçar com os índios Guató ese tornou um caçador profissional. Chegou a participar da série de TV norte-americana Jungle Menace (Ameaça da Selva) e escreveu um livro de memórias, Tigrero. Traduzido pelo diretor, o livro inspirou as cenas usadas no vídeo e poderá ganhar uma edição em português, por conta do próprio cineasta.
CândidoAlberto da Fonseca reuniu registros e depoimentos sobre o caçador letoniano,que na opinião do diretor foi "o primeiro marqueteiro doPantanal no exterior" e foi quem produziu o primeiro reality show.Segundo Fonseca, Sasha Siemel produziu cerca de oito filmes sobre elemesmo, entre 1922 e 1967, período em que viveu no Brasil.
O vídeo, segundo o cineasta, partiu da idéia de fazer uma espécie de provocação, porque é a história de um homem que transformou a caça profissional de onças em atração, especialmente numa época em que são cobradas ações politicamente corretas na área de ecologia. E ainda mais em Mato Grosso, onde animais são abatidos para que não ataquem gado.
Apóso trigésimo documentário, Fonseca diz que já temnovos projetos em mente. Além da ediçãobrasileira de Tigrero, o diretor planeja rodar Os Filmes Cegos deAngel Larreia, Caixa de Música para Ouvidos Moucos – As 3fronteiras de Ermínio Gimenes, mais duas séries e olonga Trilhas, Hotéis e Tramas.
ODOCTV é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministérioda Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura eAssociação Brasileira das Emissoras Públicas,Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da AssociaçãoBrasileira de Documentaristas (ABD).