Monique Maia
Da Agência Brasil
Brasília - A AgênciaBrasil entrou em contato com as principais companhias aéreas e com a EmpresaBrasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), que administra osaeroportos, para saber que adaptações foram feitas até o momento para atenderos passageiros com necessidades especiais e o que elas tinham a dizer sobre asnovas normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as reclamações dospassageiros ouvidos pela reportagem. Só a TAM respondeu e apenas através daassessoria de imprensa.Para obterinformações através da internet, é preciso acessar o site da companhia (www.tam.com.br), passar o mouse sobre o item“serviços” e depois clicar em “serviços especiais”. Lá aparecem, entre outras opções,embarque com cadeira de rodas, reserva de maca e assistência especial no vôo.Todas remetem para a central de atendimento, que oferece o número 4002-5700 eoutro específico para deficientes auditivos: 0800 555-500. São válidos paraqualquer localidade, sem necessidade de prefixo.Para opassageiro que usa cadeira de rodas e prefere despachá-la, a empresadisponibiliza uma cadeira para que ele possa chegar até o avião e desembarcar. Aacomodação dentro da aeronave vem sendo realizada na primeira fila. Em nota, aTAM informou que basta solicitar o serviço na hora do check in.A reservade macas também é possível, mas o passageiro ou responsável precisa entrar emcontato com a central de atendimento com 72 horas de antecedência. Após aconfirmação da reserva, é preciso comparecer 1h30 antes do embarque e levar umatestado médico autorizando a viagem. Neste caso, é obrigatório levar acompanhante.