Parceria ajudou a viabilizar antecipação da adição de biodiesel ao óleo

08/05/2007 - 6h56

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Paraque a Petrobras Distribuidora (BR) alcançe a meta estabelecidade chegar ao mês de julho comercializando óleo diesel (derivadodo petróleo) trazendo em sua composição a adição de 2% de biodiesel foifundamental a parceria estabelecida com o Sindicato Nacional dasEmpresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) ecom a Transpetro – essa última uma subsidiária da Petrobrasvoltada para a área de transporte.

Como Sindicom, foram desenvolvidas as ações necessárias para a adequação dasinstalações compartilhadas com outras empresas do gênero – o que“elevará significativamente a atuação das congêneres na distribuição deB2”, estima a assessoria de imprensa da estatal.

Jácom a Transpetro, a BR estabeleceu outra parceria importante, que tevecomo objetivo adequar as bases de polidutos para a movimentação dobiodiesel, até setembro de 2007.

“Estasparcerias com o Sindicom e a Transpetro propiciarão um incremento nasvendas da ordem de 113 milhões de litros/mês de biodiesel B2”, estimoua companhia.

Na avaliação da BR, aimportância estratégica do biodiesel para a subsidiaria se refletediretamente nas ações da área comercial - onde 85% dos postos deserviços ativos e 85% dos grandes clientes já são atendidosregularmente com o B2.

A BR tambémvem procurando aumentar a sua presença junto ao chamado mercado consumidor (grandes clientes). Para isso, a companhia vem oferecendo oproduto com misturas customizadas, para fins de testes e uso comocombustível experimental - sempre com autorização da ANP.

“Porsolicitação de clientes devidamente autorizados pela ANP, já estãosendo comercializadas misturas com teores de 5% (B5), 20% (B20) e 30%(B30) de biodiesel adicionado ao diesel convencional”, informa aassessoria.

Ela cita, como exemplodessa política, o contrato firmado em outubro de 2006 com a ViaçãoItaim Paulista, para abastecer 1.800 ônibus (cerca de um quarto dafrota de coletivos da cidade de São Paulo) com 6 milhões de litrosmensais de B30. A expectativa é de ampliação da carteira de clientes,com o fornecimento para outras empresas de transporte urbano, emjunho.

Cita ainda como parceiroimportante nesse processo a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) com quem,recentemente, conclui acordo que incluiu a venda de cerca de 67 milhõesde litros/mês de B2. Está em negociação o fornecimento debiodiesel com outras  formulações para a Vale. A empresa, noentanto, procura esclarecer que, embora esteja em condições de ofertara seus clientes, em todas as suas unidades operacionais a partir dejulho exclusivamente o biodiesel, eles também poderão comprar o óleodiesel tradicional - se assim o desejarem.