André Deak
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Fechar a torneiraenquanto escova os dentes, apagar a luz em cômodos vazios,comprar produtos sem agrotóxicos ou reciclados e reutilizarembalagens são atitudes que se tornam cada vez mais comuns. Oconsumo consciente dos recursos do planeta e a escolha de produtos deempresas que não prejudicam o meio ambiente e que respeitamdireitos trabalhistas, aos poucos, chega também ao Brasil.A Agência Brasil,em parceria com o Departamento de Telejornalismo da Radiobrás,produziu uma reportagem multimídia sobre o consumo consciente.Foram ouvidos consumidores, pesquisadores, representantes deOrganizações Não-Governamentais (ONGs),publicitários e o secretário nacional de EconomiaSolidária, Paul Singer.Muitos entrevistados,entre eles a pesquisadora Marta Caputo, dizem que a melhor forma parao consumidor escolher produtos de forma responsável érealizar pesquisas sobre a marca. A internet, diz ela, é umaboa fonte de informações. “Mas, muitas vezes, nãoé confiável, então é importante entrar emcontato com a empresa para ouvir o que ela tem a dizer”, explica.Para simular a atitudede um consumidor consciente, a Agência Brasil fez o exercíciode pesquisar algumas dezenas de marcas e produtos na rede paraverificar se as empresas fabricantes praticam a responsabilidadesocioambiental. Diversas ONGs acusam empresas de desrespeitaremdireitos trabalhistas, utilizarem trabalho escravo em sua cadeia deprodução ou venderem alimentos transgênicos. Areportagem entrou em contato com cada empresa para verificar asalegações, e a lista com o resultado da apuraçãofaz parte da reportagem multimídia.Uma novidade dareportagem é a possibilidade de interagir com os vídeosapresentados. O usuário poderá, em determinadosmomentos, clicar na tela e ter acesso a mais informaçõessobre aquilo que está vendo.A reportagem multimídiapode ser acessada aqui. É preciso ter instalado o programagratuito Adobe Flash Player, que pode ser instalado aqui.