Município mineiro com cerca de 10 mil habitantes ganha telecentro comunitário

17/02/2007 - 16h51

José Carlos Mattedi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O município de Estiva, em Minas Gerais, recebeu nestasemana o seu primeiro telecentro comunitário. A população local,estimada em 10 mil habitantes, tem agora 14 computadores conectados 24horas à internet banda larga. O telecentro faz parte do Programa deInclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Como objetivo de facilitar a participação de toda a comunidade, otelecentro foi instalado em uma ampla sala, com horário defuncionamento das 8 às 21 horas. Além do acesso à internet, osmoradores contam também com cursos básicos de informática e todos etodos os serviços oferecidos pelo portal www.idbrasil.org.br.

Parao diretor de Assistência Social do município, Benedito Rosa, aimplantação do telecentro vai possibilitar a geração de renda àpopulação mais carente da região. Segundo ele, crianças, jovens efamílias em situação de risco social têm atendimento preferencial.

Ameta do Ministério das Comunicações é instalar, ainda neste ano, pelomenos um telecentro em cada um dos 5.500 municípios do país.