Pernambuco consegue superar meta de vacinação contra sarampo

07/02/2007 - 8h56

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Mais de 380 mil pessoas de 11 a 49 anos, residentes em 23municípios pernambucanos, foram imunizadas contra o sarampo, durante campanharealizada pela Secretaria estadual de Saúde de 16 de janeiro a 3 defevereiro. Embora o estado não registrecasos da doença desde 2000, a estratégia da vacinação em massa foiadotada pelo governo local, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, emfunção da ocorrência de um surto de sarampo no estado da Bahia, onde mais de 40pessoas tiveram diagnóstico confirmado, de novembro do anopassado a janeiro deste ano.

Segundo Cláudio Duarte, secretário executivo de Promoção à Saúde, acampanha superou a meta que era de vacinar 70% do público alvo. Ele atribui oêxito da iniciativa à parceria firmada com as prefeituras. ”A mobilização dosmunicípios foi fundamental para encontrar a melhor forma de chegar às pessoas.Pedimos às prefeituras para continuar em alerta, informando os casossuspeitos”, explicou.

Durante a campanha, as doses da vacina foram disponibilizadas em 227postos, 29 hospitais e 10 unidades mistas. O município onde a campanha obtevemaior destaque foi Ocoró, no sertão, que além de vacinar todos os habitantes dacidade, imunizou 36% de moradores de localidades vizinhas.

Outros estadosdo país, a exemplo de São Paulo, também estão adotando medidas de prevençãocontra a doença. Os principais sintomas do sarampo são manchas avermelhadas napele, coriza, febre, tosse e conjuntivite.