Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sob a coordenação do ministério dos Transportes totalizam R$ 55,279 bilhões até 2010, sendo R$ 30,979 bilhões do Orçamento Geral da União. O restante corresponde à estimativa de investimento privado. Os aeroportos estão fora desse cálculo, porque são de responsabilidade do Ministério da Defesa – neles serão investidos, em quatro anos, R$ 3 bilhões.Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, os projetos foram escolhidos para melhorar a eficiência produtiva da infra-estrutura em regiões já consolidadas, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; para incrementar a de regiões de fronteira agrícola e mineral; para reduzir desigualdades regionais e para consolidar a integração sul-americana. “Isso significa melhoria das condições operacionais, menos tempo de viagem, redução de acidentes, menor consumo energético e, portanto, menores custos. Isso é tudo o que o país precisa para crescer e se desenvolver”, definiu Passos.Parte dos projetos incluídos no PAC, explicou o ministro, já estava em andamento, mas a maioria dos investimentos será destinada a projetos novos. "Alguns dos projetos incluídos são obras idealizadas, mas que ainda não tinham saído do papel e, com o PAC, serão desenvolvidas”, disse. Uma dessas obras é a pavimentação da BR-163, que liga Guarantã do Norte, no norte de Mato Grosso, a Santarém, no Pará. A rodovia é uma reivindicação antiga e está intransitável. São 1.024 quilômetros de construção e pavimentação, ao custo de R$ 1,5 bilhão. “Já pensamos em fazer contrato de concessão para pavimentar essa rodovia, depois uma parceria público-privada, mas agora a obra ficará por conta de recursos públicos”, afirmou Passos. A pavimentação da BR-230, no trecho que vai de Marabá (PA), passa por Altamira e chega a Rurópolis, também foi destacada pelo ministro. A obra ligará esses municípios à BR-163.Outra obra nova prevista no PAC para a região Norte é a construção de trecho da Ferrovia Norte-Sul de Araguaína a Palmas, em Tocantins. “Até Araguaína, já tínhamos terminado um trecho de 360 quilômetros", lembrou Passos. Ele destacou ainda a restauração e a pavimentação da BR-319, até Manaus.