Exportações do agronegócio praticamente dobraram em quatro anos

14/01/2007 - 10h18

Ivan Richard
Da Agência Brasil
Brasília - As exportações do agronegócio brasileiroregistraram, no período de 2002 a 2006, crescimento de 99%, apesar dacrise nas últimas duas safras. De acordo com dados da Secretaria deRelações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério daAgricultura, as vendas externas do setor aumentaram de US$ 24,8 bilhõespara US$ 49,4 bilhões nestes quatro anos.

Segundoo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura,Célio Porto, os principais fatores que explicam o crescimento são oaumento das exportações de carnes e do setor sucroalcooleiro (açúcar eálcool) e a recuperação dos preços do café. “Há também um crescimentoexpressivo de frutas. Temos uma competitividade muito grande em frutastropicais”, acrescentou Porto.

Deacordo com os números da SRI, açúcar e álcool tiveram crescimento de243%; de carnes, de 170%; e café, de 143%. As vendasexternas de frutas passaram de US$ 400 milhões em 2002 para US$ 702milhões em 2006. Porto explicou que algumas dificuldades enfrentadaspor outros países também contribuíram para o crescimento dasexportações do agronegócio Brasileiro.

“Em2005, o fator mais estimulante foi o câmbio. Depois houve a quebra desafra e a valorização do real frente ao dólar, mas o Brasil já tinhaconquistado vários mercados. No caso das carnes, essa conquista foifavorecida pelo aparecimento da gripe aviária em países da Ásia etambém pelo surgimento do mal da vaca louca nos Estados Unidos e noCanadá”, ressaltou.

O secretáriodisse que, para os próximos anos, a expectativa é de que as exportaçõescontinuem crescendo, impulsionadas, especialmente, pelo bom momento doaçúcar e do álcool. “As perspectivas são muito boas, primeiro porque ospreços internacionais das commodities estão melhorando. Há umaexpectativa muito grande para o biocombustível no mundo, a safra desteano está boa, devido às chuvas e à vitória que o Brasil teve na OMC [Organização Mundial do Comércio] contra a União Européia, que abriu perspectivas muito boas para o açúcar”.

Portoinformou ainda que neste ano o Ministério da Agricultura vaiintensificar as campanhas de promoção de produtos brasileiros noexterior, como foi feito, por exemplo, durante a Copa do Mundo deFutebol, no ano passado na Alemanha.