Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Os projetos desenvolvidos peloInstituto Brasileiro do Turismo (Embratur) nos últimos quatro anoscomeçam a refletir de forma positiva na economia brasileira. Oresultado foi apresentado hoje (11) por diretores de diversos setoresda empresa a profissionais do segmento, empresários e estudantes deturismo, durante seminário no Centro de Convenções de Olinda.
Segundo o diretor de Marketing eRelações Institucionais da Embratur, Márcio Nascimento, o Banco Centralestima em US$ 4,3 bilhões a entrada de dólares no país este anoocasionada pela permanência de turistas estrangeiros no país. Oresultado supera a marca alcançada no ano passado: US$ 3,8 bilhões.
“São recordes históricos como Brasil nunca viu antes. Essa entrada de divisas beneficia toda a cadeia turística, incluindo hotéis, companhias aéreas, taxistas, agências de viagens, ou seja, é um segmento econômico que consegue fazer transferência de renda para outros vários setores”, destacou. Nascimento lembrou que os dados divulgados pelo Banco Central não contabilizam as trocas de moeda estrangeira, feitas informalmente pelos turistas.
O diretor da Embratur enfatizou que os fatores mais importantes para o crescimento econômico do setor foram a criação do Ministério do Turismo, em 2003, e o lançamento do Plano Nacional de Turismo, que passou a ter um foco maior em ações voltadas a promoção do turismo internacional. Ele ressaltou que, atualmente, o trabalho de divulgação do país no exterior está direcionado para 18 mercados,incluindo, além dos Estados Unidos, países da América Latina e da Europa.
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, destacou, ao encerrar o seminário, que a meta para o próximo ano é continuar ampliando a receita cambial, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros, para transformar a atividade em um vetor de desenvolvimento socioeconômico.