Seminário internacional vai discutir educação e combate à pobreza

21/08/2006 - 13h43

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A educação de qualidade, como forma dereduzir as desigualdades sociais nos países pobres, será o temaprincipal do seminário internacional Educação, Pobreza eDesenvolvimento, que começa amanhã (22) e vai até quinta-feira (24) emBrasília.

Idealizado e coordenadopela organização não-governamental ONG) Missão Criança, o evento teráconferencistas de peso, como o ativista indiano e coordenador da MarchaGlobal contra o Trabalho Infantil, Kailash Satyarth, e o economista doBanco Mundial Vinod Thomas.

Deacordo com o secretário-executivo da organização, Carlos HenriqueAraújo, serão analisados programas governamentais de transferência derenda aliados à educação, entre eles, o Bolsa Família. “Uma coisa é tercrescimento; outra é reduzir a pobreza. A nossa idéia é que odesenvolvimento econômico dos países faça com que as pessoas saiam dapobreza”, disse Araújo,  em entrevista à Agência Brasil.

Araújoinformou que, ao final do encontro, será divulgada uma carta aberta compropostas de aprimoramento para os atuais mecanismos de redução dapobreza. A estimativa é que 600 pessoas participem do seminário, quereunirá representantes do Uruguai, México, Congo, Estados Unidos eGuatemala.  O evento tem financiamento da União Européia eda Oxfam (organização internacional que atua contra a pobreza e ainjustiça mundial). A Missão Criança desenvolve projeto de combate àpobreza, por meio da educação, em cinco cidades brasileiras: Fortaleza(CE), Olinda (PE), Salvador (BA), Cidade Ocidental (GO) e Valparaíso(GO).