Implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é tema de seminário

10/08/2006 - 1h44

Márcia Wongho
Repórter da Agência Brasil
Recife - A avaliação das instituições públicas federais deensino é um assunto polêmico porque nem sempre os resultados alcançados são osque se pretende. A afirmação foi feita pelo presidente da Associação Nacionaldos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), PauloSpeller, na abertura de um seminário sobre implantação do Sistema Nacional deAvaliação da Educação Superior (Sinaes), na Universidade Federal de Pernambuco."O procedimento é necessário para reconhecero que é positivo e identificar as dificuldades inerentes ao processo educativo.Muitas vezes as pessoas não gostam de ouvir verdades sobre as dificuldades. Noentanto, o objetivo da avaliação não é o de penalizar o que vem funcionandomal, mas solucionar os problemas a partir de novas propostas”.Segundo Speller, o desafio depois que seidentificam as dificuldades é formular estratégias no sentido de superá-las."A avaliação vem passando por um aperfeiçoamento em nosso país. No passadoera concentrada praticamente no desempenho dos alunos e atualmente estão sendolevados em consideração, além disso, as condições materiais de bibliotecas, salasde aula, informatização, laboratórios, como também o nível de qualificação dosdocentes, além de outros elementos".Speller lembrou que as universidades devempreparar os estudantes não só pensando na colocação profissional. "Nossosjovens também precisam ter inserção cidadã responsável. Eles têm um papelsocial a cumprir no sentido de levar sua contribuição para melhoria dascondições de vida da sociedade", argumentou.O objetivo do encontro é formular propostas deaperfeiçoamento do Sinais, que antes era limitado ao Provão e agora incorporaoutros indicadores. Um dos componentes introduzidos recentemente no projeto é aavaliação dos alunos que ingressam nas universidades e dos que concluem oscursos.O seminário, que reúne reitores, pró-reitores ecomissões de avaliação do ensino superior do Norte, Nordeste e Centro-Oeste,será encerrado amanhã com a elaboração de um documento, contendo sugestões paramelhorar o processo de avaliação, nas instituições públicas federais de nívelsuperior. Os debates serão realizados hoje e amanhã (11) no Centro de CiênciasSociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco.