Lula participa de formatura de curso de alfabetização de jovens e adultos em Nova Iguaçu

14/06/2006 - 17h41

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Nova Iguaçu (RJ) - Mais de 2.500 jovens e adultos do estado do Rio de Janeiro concluíram hoje (14) o curso de alfabetização através do Projeto Mova Brasil, da Petrobras, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), prefeituras e sociedade civil. O projeto, realizado desde janeiro de 2004, já alfabetizou 46 mil alunos a partir dos 15 anos de idade, em vários estados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou da formatura, citou a aluna Maria de Lurdes, de 105 anos, como exemplo para que os jovens não se sintam desestimulados com a falta de oportunidades na educação.

"Quando uma senhora, que não teve oportunidade na vida, atinge 105 anos e tem a primeira oportunidade de voltar a estudar e aceita ir para a escola com entusiasmo de adolescente, isso é um aviso aos adolescentes brasileiros: vocês não podem desistir, não podem perder a esperança, nem desanimar nunca. A vida de vocês está começando", afirmou Lula.

Outra aluna que não vê idade para começar a estudar é Enilda Pessanha, de 64 anos. Enilda largou a escola há 56 anos, na 2ª série do ensino fundamental, e havia perdido a habilidade de ler e escrever depois de tantos anos afastada das salas de aula. O Projeto Mova Brasil foi uma oportunidade para ser realfabetizada.

"Eu queria aprender mais e voltar a estudar de novo. Graças a Deus, eu aprendi muitas coisas: ler jornal e a minha Bíblia e escrever também. Minhas letras, agora, eu faço todas bonitinhas, o que eu não fazia", disse Enilda.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governo federal deverá cumprir a meta de alfabetizar cinco milhões de brasileiros até o final deste ano, através de parcerias com governos de estados, prefeituras e a sociedade civil.