Complexo Petroquímico do Rio terá investimento de US$ 6,5 bilhões

14/06/2006 - 11h09

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou há pouco do lançamento simbólico da pedra fundamental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí (RJ), maior projeto individual da Petrobras. A cerimônia oficial será realizada em São Gonçalo (RJ).

O complexo começa a funcionar em 2012 com processamento inicial de 150 mil barris diários de petróleo, de acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto. A previsão de investimento na obra é de US$ 6,5 bilhões e a geração de mais de 200 mil empregos diretos e indiretos durante a construção.

A Petrobras, junto com a prefeitura de São Gonçalo, construirá o Centro de Inteligência de São Gonçalo, para capacitação de trabalhadores o complexo. Em breve discurso no lançamento simbólico, Lula disse que o complexo não é uma obra de um governo, mas de uma nação.

Com o pólo, de acordo com o presidente, a Petrobras "vai participar de forma definitiva no desenvolvimento do país". O presidente voltou a afirmar que o Brasil tem condições de ser uma grande potência energética: "O Brasil será o país de maior produção de energia renovável do planeta Terra".