Brasília - A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação apresenta hoje (14) à Comissão Nacional de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) estudo sobre as atividades realizadas em 23 municípios de dez estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. O encontro será das 9 às 19 horas no Hotel Maredomus em Fortaleza (CE).
As informações colhidas pelos técnicos da Secad compreendem desde atividades de formação inicial e continuada de alfabetizadores, conexão entre os processos de alfabetização e oferta de educação de jovens e adultos no ensino fundamental das redes públicas, até a qualidade da infra-estrutura das salas de aula e materiais didáticos utilizados.
Além dos dados da pesquisa de campo, a Secad vai apresentar à comissão o Sistema Brasil Alfabetizado que abrange o cadastro de alfabetizadores e de alunos, um banco de dados dos projetos pedagógicos desenvolvidos em todo o país, desde a criação do programa em 2003, e relatórios de avaliação. A secretaria informará ainda sobre o andamento de projetos relacionados à educação de jovens e adultos, entre eles Saberes da Terra, Formar, Educação nos Presídios e Literatura para Todos.