Câmara de Comércio Argentina - Nordeste será aberta hoje

14/06/2006 - 8h41

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Brasil e Argentina dão mais um passo hoje (14) no sentido de estreitar as relações comerciais e culturais. Será instalada na capital pernambucana a Câmara de Comércio Argentina - Nordeste do Brasil. O escritório funcionará em uma área do anexo do Banco do Brasil, na Central de Abastecimento Alimentar de Pernambuco (Ceasa).

"A idéia é promover missões comerciais entre empresários brasileiros e argentinos, acordos nas áreas esportiva e cultural, além de programas de apoio ao ensino de espanhol e de português nas escolas públicas de cidades dos dois paises", explicou o presidente da Câmara de Comércio da Argentina, Diógenes de Andrade Filho.

O cônsul adjunto da Argentina no Recife, Juan Nunez, acredita que a Câmara representa um passo significativo no processo de aproximação entre empresas brasileiras e argentinas. No ano passado, o governo de Pernambuco importou da Argentina o equivalente a US$ 146 milhões.

O estado adquiriu trigo, malte e gás liquefeito de petróleo, GLP. Por outro lado, exportou para a Argentina açúcar e frutas tropicais, a exemplo de uva e manga. Além de Pernambuco, a Argentina terá escritório de representação comercial no Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.