Amorim diz que busca solução para brasileiros no exterior com passagem de volta pela Varig

14/06/2006 - 19h42

Érica Santana e Roberta Lopes
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O governo busca uma solução para não prejudicar os brasileiros que estão no exterior e possuem passagem da Varig para voltar ao Brasil, informou hoje (14) o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. "O Itamaraty tem que dar proteção e ajudar os brasileiros que estão fora. Caberá a nós grande parte da execução e a ajuda no planejamento, mas há questões que não dependem de nós", afirmou.

Segundo Amorim, o sub-secretário Rui Nogueira, que cuida de assuntos relacionados à comunidade brasileira no exterior, já entrou em contato com vários órgãos, inclusive da Presidência da República, na tentativa de encontrar uma solução. E as embaixadas e consulados de cidades onde a Varig opera já foram mobilizadas para prestar assistência aos brasileiros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que há cerca de 16 mil brasileiros no exterior, 5 mil deles na Alemanha acompanhando os jogos da Copa do Mundo de futebol.

Celso Amorim disse ainda acreditar que as linhas operadas pela Varig "serão restabelecidas de uma forma ou de outra". Para ele, a retomada dependerá "do entendimento das autoridades de aviação dos vários países" onde há rotas da empresa.