Presidente eleito do Peru prevê exportações mais baratas para o Brasil

13/06/2006 - 15h03

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os produtos agrícolas do Peru podem ser exportados para o Brasil por um preço menor. O presidente eleito do país, Alan Garcia, fez esse prognóstico após se encontrar hoje (13) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. García afirmou que investimentos em infra-estrutura, como a conclusão de uma rodovia e de um trecho ferroviário, podem fazer a produção agrícola de regiões pobres do Peru (centro e sul) chegar ao Amazonas com um valor mais baixo. "Podemos vender produtos por menos da metade do preço que Manaus paga atualmente", disse.

García disse ainda que pretende apresentar uma proposta de associação da estatal petrolífera do Peru com a Petrobras, porque o governo peruano tem interesse no aumento da exploração de petróleo e gás em seu país pela empresa brasileira. Também manifestou interesse em trocar experiências com o Brasil sobre a produção de biodiesel.

O presidente eleito acredita que a relação com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que criticou sua candidatura, vai melhorar com o fim do período eleitoral peruano. Mas deixou claro que não gostou da atitude de Chávez. "Não é aceitável que um governo se intrometa em questões eleitorais e internas de um país ou viole a liberdade ideológica e soberania. Estou convencido de que as relações entre os países são muito mais importantes do que conflitos entre as pessoas", disse.