Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Ministério do Planejamento autorizou a prefeitura municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a negociar diretamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiamento de R$ 170 milhões para a implantação do Programa de Saneamento Ambiental e Desenvolvimento Econômico local (Prosaduque).
De acordo com informação da assessoria de imprensa da prefeitura, os recursos serão aplicados em projetos de infra-estrutura que terão impacto nas áreas ambiental, social e de desenvolvimento econômico. Eles incluem a remoção de moradores de áreas de risco e transferência para moradias adequadas na mesma comunidade, construção de acesso para um novo aterro sanitário, tratamento de resíduos sólidos, construção de um Jardim Botânico municipal e de um pólo cultural, entre outros projetos.
Na avaliação do secretário de Fazenda e Planejamento de Caxias, Sérgio Ruy Barbosa, um ponto que colaborou para que o Ministério do Planejamento desse seu aval para a operação de empréstimo foi o fato de Caxias ter sido a única cidade a apresentar um Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI).
O prefeito Washington Reis acrescentou que a prefeitura adquiriu credibilidade e profissionalismo ao comprovar perante a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do governo federal a importância das obras e a qualidade dos projetos.