Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Em abril, o nível de emprego na indústria paulista registrou alta de 1,92% em relação a março, com a abertura de 40 mil postos de trabalho. No acumulado do ano, a alta é de 2,88%, com um total de 59.500 postos de trabalho.
Os números foram divulgados hoje (11) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Dentre os 36 setores pesquisados pela entidade, 28 fizeram novas contratações, outros 17 efetuaram cortes e apenas um manteve a estabilidade.
A pesquisa apontou como destaque o setor sucroalcooleiro, com alta de 12,9%, seguido pela fabricação de produtos alimentícios e bebidas (10,58%). O diretor do Departamento de Economia da Fiesp, Paulo Francini, acredita que a expansão do nível de emprego deva continuar em maio e nos próximos meses. "Para ter um crescimento de 4% do PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país), a indústria deve crescer em torno de 5,5%. Diante disso, o emprego deve aumentar 3,5%".