Nelson Motta
Enviado especial
Saint George’s (Granada) - O Brasil promove a partir do dia 8 de maio, cursos em Brasília, Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro para capacitar 22 técnicos de nove países do Caribe, que receberão treinamento de atividades de Defesa Civil.
Segundo o Itamaraty, a decisão de ajudar a Comunidade do Caribe (Caricom) foi tomada após visita de uma missão brasileira a países da região, quando foi constatada a necessidade urgente de um acordo de cooperação na área de Defesa Civil com os países caribenhos. A região é vulnerável a desastres naturais, como foi o caso do furacão Ivan, de 2005.
O governo brasileiro deu assistência a Granada, em 1994, depois da passagem do furacão. O Ministério da Saúde enviou kits com 700 quilos de medicamentos básicos e soros especiais de reidratação, que foram entregues pela Força Aérea Brasileira na capital Saint George’s.
O curso "Cooperação Técnica em Defesa Civil" vai capacitar os caribenhos em Defesa Civil e será coordenado pela Divisão de América Central do Itamaraty e da Agência Brasileira de Cooperação, em parceria com o Ministério de Integração Nacional.
Está prevista a participação de técnicos da Comunidade das Bahamas, São Cristóvão e Nevis, Antigua e Barbuda, Dominica, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada, Trinidad e Tobago e Santa Lúcia, além de técnicos do Sistema Nacional de Segurança.
De acordo com Wladimir Valler Filho, chefe de gabinete do diretor da Agência Brasileira de Cooperação, o curso foi montado com base nas demandas dos países visitados por ocasião da missão brasileira à região caribenha e contempla tópicos de interesses comuns. "Além disso, em 2007 será celebrada a Copa Mundial de Cricket nas Índias Ocidentais (Ilhas do Caribe) e os países estimam receber cerca de 100 mil visitantes".