Brasília - O Ministério da Educação do Brasil e o governo da Espanha promovem de hoje (24) até sexta-feira (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o seminário internacional Gestão Democrática da Educação e Pedagogias Participativas no Ensino Público. Nos cinco dias de atividades, cerca de 350 participantes vão trocar experiências sobre gestão democrática, políticas participativas de gestão de sistemas de ensino e de educação escolar praticadas em redes públicas de ensino da Europa, Ásia, América Latina e Caribe.
O encontro terá a participação de gestores, dirigentes, educadores, representantes de sindicatos, movimentos estudantis e sociais da Finlândia, Portugal, Japão, Venezuela, Cuba, Honduras, Colômbia, México, Chile, Espanha e Brasil. Na abertura da conferência, o cientista político Emir Sader, professor de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), falará sobre educação, democracia participativa e desenvolvimento econômico com igualdade social.
Da programação constam várias palestras sobre políticas de governo na área de gestão e suas experiências, painéis sobre temas como planejamento, orçamento participativo e organização dos sistemas de ensino e oficinas temáticas destinadas a receber propostas e sugestões de como ampliar os conhecimentos na área e melhorar a participação da comunidade na gestão da escola.