Brasília, 11/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), informou que tem conversado com líderes partidários para levar ao plenário proposta pelo fim do voto secreto dos parlamentares. "Eles me pediram um tempo para apreciar a matéria com suas bancadas. Logo que esse processo de negociação estiver concluído, a matéria pode ir a votação", afirmou.
Segundo Aldo, para a matéria ser aprovada ainda neste ano, deverá chegar ao plenário até o mês de maio: "Trata-se de uma emenda constitucional e depende de quórum qualificado – isto é, de maioria de três quintos, ou 380 deputados. Por isso é aconselhável que uma matéria dessa natureza seja submetida ao plenário até o mês de maio. Levar uma emenda constitucional a voto sem o mínimo de acordo com os líderes é, naturalmente, condená-la ao fracasso".
Aldo Rebelo falou após a sessão solene no Congresso Nacional em homenagem à presidente do Chile, Michele Bachelet, que encerra hoje (11) visita oficial ao Brasil.