Daniel L’acosta
Da Voz do Brasil
Brasília - Cerca de 1,2 mil professores do ensino fundamental de escolas públicas de seis municípios brasileiros vão participar do curso "Gênero e Diversidade na Escola". Promovido pelo governo federal, Conselho Britânico e o Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos, o curso vai capacitar educadores para lidar com atitudes preconceituosas em sala de aula.
"Se queremos formar cidadãos mais conscientes, devemos começar obrigatoriamente pela educação, pois é ela o pilar de qualquer sociedade", lembra a diretora da subsecretaria de programas e ações temáticas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Elizabete Pereira.
O curso "Gênero e Diversidade na Escola" terá duração de 200 horas. Ele está dividido em duas fases - presencial e on-line. O material didático ficará disponível na Internet e também em CD. O projeto piloto será implantado nas redes estaduais e municipais de ensino de Dourados (MS), Maringá (PR), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Porto Velho (RO) e Salvador (BA).
Após essa primeira fase, o curso será estendido para outras regiões do país. Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM): www.clam.org.br