Países envolvidos na COP não cumprem compromisso de entregar relatórios sobre áreas protegidas

24/03/2006 - 14h23

Thaís Brianezi
Enviada especial

Pinhais (PR) – Apenas 14 Estados apresentaram ao secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) o relatório especial sobre áreas protegidas – e entre eles não está o Brasil. A entrega desse documento foi um compromisso firmado na última Conferência das Partes da CDB, a COP-7, que aconteceu na Malásia, há dois anos. A CDB possui 187 países signatários, além de um bloco regional, a Comunidade Européia.

As partes que entregaram o relatório foram Argélia, Austrália, Áustria, Bielarus, Canadá, Costa Rica, Cuba, República Tcheca, Alemanha, Índia, Polônia, Tailândia e Turquia e Comunidade Européia.

"Muitos países alegam falta de recursos para preparar o documento. Mas essa justificativa só é válida para países muito pobres", declarou o indiano representante de um grupo de 20 organizações não-governamentais (ONGs) do mundo inteiro que trabalham com unidades de conservação, Ashish Kapavriksh. "Assim, a gente não consegue saber exatamente como estão os avanços e onde há maiores problemas a serem enfrentados."

Ele ponderou também que muitos países incluíram as informações sobre áreas protegidas em seus relatórios nacionais. "Mas isso não é suficiente, porque o relatório da proposta encaminhada pelo programa de trabalho especial era mais detalhado."

A assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente do Brasil afirmou que o documento está sendo elaborado.

Ontem (23), as áreas protegidas já foram motivo de polêmica na COP-8, levantada pela ONG ambientalista Greenpeace. Na entrada do evento, os militantes montaram uma exposição de Parques de Papel, em uma alusão ao fato de que há unidades de conservação que existem apenas no decreto.

A COP é o órgão deliberativo da CDB, que se reúne a cada dois anos. Em Curitiba, há 3.600 representantes de 173 países.