Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – Uma série de reivindicações trabalhistas apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou o ato de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o governo federal e a prefeitura carioca. O acordo visa a revitalização da área portuária do Rio de Janeiro. O governo federal pretende investir inicialmente no programa de revitalização do Porto – e seu entorno – cerca de R$ 232,5 milhões.
O presidente prometeu aos servidores civis da Marinha retomar na próxima segunda-feira (27) a questão da implantação do plano de carreira para os trabalhadores – o acordo foi feito na ocasião da inauguração do submarino Ticuna, no dia 9 de março de 2005. "Na segunda-feira eu retomarei esse assunto para ver se sai", disse Lula.
O presidente destacou o fato de haver um grupo de trabalhadores portuários que há cerca de dez anos não tem reajuste de salário. Durante a solenidade, ele recebeu várias cartas de sindicalistas chamando sua atenção para esse fato. Uma delas foi entregue por Oswaldo Henrique Teixeira, do Sindicato dos Arrumadores do Rio de Janeiro. Lula solicitou ao presidente da Companhia Docas, Antonio Carlos Soares, que convoque as empresas que atuam no Porto do Rio de Janeiro para discutir a situação.
Lula também pediu aos "companheiros" do porto que olhem com carinho a reivindicação. "Se tem um segmento da sociedade que pede pouco para o governo e pede muito para deus são as pessoas que ganham menos salário neste país. Então, nós temos que pensar nesses ajustes".
O presidente voltou então a pedir a Soares que coordene um trabalho para solucionar "o grande problema que é melhorar a vida das pessoas". Lula se referiu aos anistiados em seu governo de várias categorias profissionais, como carteiros, trabalhadores da Petrobrás demitidos na greve de 1995. "Nós temos que ter o compromisso moral e político de ir fazendo os reparos na medida do possível, porque tudo que nós estamos fazendo de embelezamento de qualquer cidade só tem sentido se for acompanhado do embelezamento do povo brasileiro porque todo mundo sabe que comer bem deixa todo mundo mais bonito, mais satisfeito, melhor com a vida".