Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou hoje (24) as obras de revitalização e modernização do Porto de Vitória (ES), que completou 100 anos de fundação. Ele destacou o aumento da profundidade do porto de 10,5 metros para 12,5 metros.
Com essa obra, o porto poderá receber 80% dos navios que circulam na costa do país. Antes, apenas 20% da frota atracavam. "Isso significa maior movimentação de carga, aumento da capacidade de exportação e geração de mais e mais emprego", disse o presidente.
O presidente lembrou que o laboratório fitossanitário e o complexo administrativo já funcionam e falou sobre o desempenho do porto, que movimentou o segundo maior volume de produtos exportados do país em 2005, o equivalente a 7,5 milhões de toneladas. "O porto é uma porta permanentemente aberta para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo e do Brasil".
O Porto de Vitória passará também por uma limpeza do canal de acesso, implantação de sistema de segurança e a recuperação do acesso rodoviário, segundo o ministério dos Transportes. Lula destacou que os investimentos na recuperação dos portos brasileiros mais do que triplicaram em seu governo, de R$ 198 milhões para R$ 670 milhões neste ano.