IBGE mostra que uma em cada oito escolas municipais tinha instalações esportivas em 2003

24/03/2006 - 14h48

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio – Somente 12% das escolas públicas municipais no país tinham instalações para a prática de esporte em 2003 - aproximadamente uma em cada oito. Destas, a maioria se concentrava nos grandes centros urbanos, segundo o suplemento de Esporte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado hoje (24).

No primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva as prefeituras brasileiras destinaram em média menos de 1% de seus orçamentos para projetos esportivos e o repasse de verba da União e dos Estados para o esporte nos municípios foi menor do que em 2002.

O suplemento do IBGE informa que 94,5% das prefeituras realizaram eventos envolvendo o futebol em 2003. Os campos desse esporte estavam presentes em 74,8% dos municípios.

A pesquisa inédita do IBGE faz parte de um convênio do Instituto com o Ministério do Esporte. Foram enviados questionários para os 5.559 municípios existentes no país em 2003, mas dois deles, no Rio Grande do Norte (Serra de São Bento e Guamaré), não quiseram responder. O Distrito Federal ficou de fora da pesquisa porque, segundo o IBGE, tem características de Estado e será incluído em um próximo estudo a ser feito com todos os estados da federação.