América Latina ainda precisa descobrir o que é educação de qualidade, diz professor colombiano

24/03/2006 - 16h15

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio – A América Latina precisa descobrir o que é educação de qualidade, segundo o professor Orlando Pulido, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia. Para ele, que participou hoje (24), no Rio de Janeiro, do debate Educação, Cultura e Diversidade durante o Fórum Mundial de Educação, o aumento no número de escolas ou a inserção de tecnologias como a informática não representa a melhora automática do nível educacional em um país.

"Na Colômbia, temos vivido um retrocesso em matéria de política educacional. A ênfase do governo se dá nos incrementos da modernização e da cobertura do sistema educacional em geral. Se encararmos a educação como um direito de todos, não podemos considerar que uma cobertura de 90% é boa. Ela tem que atingir a todos", disse ele.

Pulido criticou ainda a formação voltada para o mercado. Ele acredita que faltam discussões para se entender o que significa uma educação de qualidade. "Hoje em dia só se fala em qualidade quando o processo está voltado para o mercado. É a educação vista como serviço. A educação de qualidade deve formar valores que nos ajude a superar os conflitos que vivemos em nossos países", disse ele.

Para o professor colombiano, também precisa haver um forte investimento no processo de formação dos professores. Ele disse que na Colômbia e na América Latina, em geral, há uma forte crise nesse aspecto. "Formação de professores requer políticas públicas. Essa formação atualmente está muito voltada para o mercado, não para os alunos e suas necessidades."

Pulido acrescentou que na Colômbia nos últimos anos aumentou muito o número de programas de formação de docentes com ênfase em atividades como gerência e administração educacional, por exemplo. "É um bom negócio para as universidades particulares porque há bastante procura, já que com essas especializações os profissionais conseguem ganhar salários melhores que os professores de sala de aula, que não têm reconhecimento social", disse.

Para o professor, espaços de discussão como o fórum são fundamentais para que os países da América Latina descubram que tipo de qualidade educacional precisam buscar para promover o desenvolvimento interno.