Percepção favorável sobre noticiário ajudou a melhorar avaliação do governo, diz diretor da CNI

15/03/2006 - 17h39

Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A melhora da avaliação da população sobre a performance do governo se explica, em primeiro lugar, pela melhora da percepção sobre o noticiário a respeito do governo, analisa o diretor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Marco Antônio Guarita. A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (15) revela melhora de 29%, em dezembro último, para 38%, da avaliação da população sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Guarita disse que a boa percepção está no noticiário sobre políticas sociais e a boa expectativa em relação à economia. "Especialmente em relação ao emprego, a população se mostra mais otimista do que em dezembro", afirmou.

A pesquisa mostra que 42% dos entrevistados afirma que haverá aumento do desemprego, enquanto em dezembro 52% diziam que o desemprego iria aumentar. No estudo divulgado hoje, também, 29% dizem que nada irá mudar e 24% acreditam na geração de mais vagas. Em dezembro, 23% diziam que nada mudaria e 21% se mostravam otimistas quanto à geração de vagas.

A pesquisa afirma que "a soma dos que acreditam na manutenção do número de vagas, ou na criação de mais postos de trabalho supero o percentual dos que acreditam no crescimento do desemprego, fenômeno que não era observado desde novembro de 2004".

A pesquisa entrevistou ao todo 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 143 municípios, entre os dias 8 e 11 de março.