Centrais sindicais enviarão propostas por gratuidade para idosos em passagens interestaduais

15/03/2006 - 21h47

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - Representantes de várias centrais sindicais definiram, em reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e com o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Eduardo Gabas, o envio de propostas para as empresas de transporte que ganharam liminares sobre determinação do Estatuto do Idoso. De acordo com o artigo 40 do estatuto, os passageiros com mais de 65 anos têm direito a gratuidade na passagem interestadual.

De acordo com a assessoria do Ministério da Previdência, participaram da reunião representantes da Central Nacional de Aposentados e Pensionistas (Centrape) e de sindicatos de aposentados filiados à Força Sindical, à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Central Geral dos Trabalhadores (CGT) e à Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobapi).

Na reunião foi discutida, ainda, a possibilidade da criação de farmácias populares dentro dos sindicatos. Para isso, basta encaminhar o pedido ao Ministério. A previsão é montar 500 farmácias até o fim do ano. Também foram solicitadas propostas para que o governo possa oferecer subsídio para medicamentos que tratem de pressão alta e diabetes.

Já sobre o reajuste de 16% nas aposentadorias que estão acima do salário mínimo, a assessoria afirmou que não houve avanço, pois depende de votação no Congresso Nacional. Atualmente, cerca de 7 milhões de aposentados ganham mais que um salário mínimo.

Até sexta-feira (17), os sindicalistas pretendem marcar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou a assessoria.