Médico alerta no <i>Diálogo Brasil</i> para controle da obesidade infantil desde o pré-natal

01/03/2006 - 22h56

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O médico Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, disse hoje (1º) no programa Diálogo Brasil, exibido em rede pública de televisão, que o controle da alimentação deve ser feito desde a fase do aleitamento materno. "Obesidade infantil começa no pré-natal", afirmou.

Ele defendeu, no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que a dificuldade dos pais em estabelecer limites não começa na alimentação. "A solução é criar equilíbrio na educação da criança também no aspecto alimentar", salientou.

Já o deputado distrital Augusto Carvalho (PPS/DF), um dos autores da lei que promove a alimentação saudável nas escolas do Distrito Federal, afirmou que a mídia exerce um forte poder de sedução sobre as crianças e adolescentes. Ele explicou, no estúdio da TV Nacional, em Brasília, que a lei não pretende proibir a venda, mas abrir o debate sobre o tema: "Nós queremos que haja um movimento de conscientização dos pais, da comunidade escolar e do cantineiro". O deputado destacou que a comunidade escolar tem um papel fundamental

Também no estúdio da TV Nacional, Kelva Aquino, consultora técnica do Ministério da Saúde, afirmou que a atividade física reduzida associada a uma alimentação errada são as maiores responsáveis pela obesidade infantil. Segundo ela, o problema não é o consumo dos alimentos considerados não saudáveis, mas a freqüência com que eles estão sendo consumidos. "Substituídos por refeições que deveriam ser mais saudáveis, como verduras e frutas, esses alimentos geram uma alimentação que é considerada não saudável", disse.

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, Lívia Barbosa, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, lembrou que já há um conhecimento geral da necessidade de uma dieta alimentar balanceada. "É muito mais uma questão de ideologia familiar do que uma imposição da sociedade para que as crianças passem a ingerir o que estão ingerindo", afirmou, em relação às propagandas de produtos alimentícios.

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo o país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.