Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Começa hoje em todo o país a segunda etapa de convocação do censo previdenciário com a estimativa de atualizar os dados cadastrais de 14,7 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Mas o recadastramento para os convocados inicia-se a partir do próximo mês de abril. No estado de São Paulo, está prevista a convocação de cerca de 3,4 milhões de aposentados e pensionistas.
Os beneficiários vão receber o aviso por meio dos extratos bancários, nos terminais eletrônicos das agências, onde efetuarem os saques do pagamento ou quando forem tirar o dinheiro direto nos caixas.
Como critério de seleção dos convocados, o INSS estabeleceu o número final do benefício. Quem tem benefício final 1 deverá comparecer à agência bancária, em abril, para o preenchimento dos dados da ficha cadastral. Os aposentados e pensionistas com final 2, em maio; final 3, em junho e assim sucessivamente até janeiro de 2007, quando ocorrerá o censo para os que recebem benefício com final zero.
Se o segurado não puder comparecer à agência bancária, poderá enviar um representante legal ou procurador que deverá apresentar os documentos exigidos – Cadastro de Pessoa Física, o CPF – e um documento de identificação que pode ser a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o passaporte, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o registro de Conselho profissional. Além disso, esse representante deve fornecer o endereço do titular do benefício. Posteriormente, um servidor do INSS deverá ir até à residência do beneficiário para checar as informações dadas.
De acordo com o INSS, haverá um prazo de 90 dias para o comparecimento nas agências. Vencido esse prazo, será enviada uma carta registrada para a casa do aposentado ou pensionista convocado. Se isso não for possível, a convocação ocorrerá por meio da publicação em edital. Por fim, o beneficiário ausente terá o pagamento suspenso após a informação dessa decisão em um edital, publicado em jornal de grande circulação.