Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - Com uma frota de 400 mil veículos movidos a gás natural - de uma frota nacional que totaliza cerca de 1 milhão de veículos - o Rio de Janeiro inaugurou hoje (8) mais um posto de abastecimento desse combustível. Com isso, a cidade completa 400 postos de gás natural veicular (GNV). Em todo o estado do Rio o GNV já está presente em 30 dos seus 92 municípios.
Segundo informações do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, O Rio concentra também 40% do número de postos de abastecimento a GNV do país, tendo o gás natural uma participação de 22% na matriz energética do estado, marca que o país todo só deverá alcançar em 2015", garante o secretário.
Na Região dos lagos, onde está concentrada grande parte dos postos de GNV do estado, o consumo do gás natural já aumentou 92%, desde o ano passado.
Embora seja um combustível fóssil, o gás natural reduz em cerca de 60% a emissão de gases tóxicos na atmosfera, o que o torna um combustível em acordo com as determinações do Protocolo de Kioto, que determina a redução da emissão de gases tóxicos na atmosfera por parte dos países desenvolvidos.